Você costumar adoçar o seu café?
Bom, se você é novo aqui talvez não tenha visto eu falar, mas quem está a mais tempo ou é meu paciente saberá que bato sempre na tecla que café tem de ser PURO!
Quando adoçamos um alimento que é naturalmente amargo, como o café, estamos mudando a característica dele. Assim como outros alimentos amargos ou azedos, são exatamente para treinar nosso paladar, que pode sentir 5 gostos básicos: doce, azedo, salgado, amargo e umami. Se adoçamos tudo, não desenvolvemos os demais paladares, achando que tudo deve ser doce ou salgado.
Sempre que me falam que é difícil e tudo mais, pergunto: você gosta de cerveja? Normalmente, a resposta é sim! Agora, pensa comigo: você adoçaria uma cerveja?
Entendeu o que quero dizer? Apreciar uma cerveja gelada e amarga é o mesmo que apreciar um café quentinho sem açúcar.
Precisamos mudar essa ideia fixa! Toda mudança é possível, mesmo que você tenha feito isso a vida toda. Para uns vai levar um tempo maior, ok! Para outros será mais rápido, e está ok também.
Aqui vão algumas dicas para te ajudar nessa mudança.
Dica 1: tire totalmente o açúcar. Tente por 7 dias, torcendo o nariz, fazendo careta e vamo que vamo. Há grandes chances de se adaptar após 7 dias.
Dica 2: pegue qualquer que seja sua forma de adoçar e reduza. Por exemplo: se você coloca 2 colheres de chá (de açúcar) em uma xícara de 100 ml, passe a colocar uma e meia. Após se acostumar, passe a colocar uma, depois meia, mude para a colher de café, depois somente a ponta da colher de café, depois uma pitada, quando chegar neste nível saberá que está fazendo mais por emocional do que tudo, pois já não está mais adoçando.
Agora, se você tentar as duas opções e não conseguir, chegamos a uma triste conclusão: você gosta mesmo é do açúcar e não do café!
Kommentare